Benefício do Óleo Essencial de Lavanda: Para Que Serve


Benefício do Óleo Essencial de Lavanda: Para Que Serve

Confira aqui para que serve o Óleo Essencial de Lavanda. Ele ajuda a equilibrar o físico, o mental e o emocional combatendo o estresse, a depressão e a insônia. É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil.  Excelente cicatrizador e regenerador de tecidos. Muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É um dos únicos óleos adequados para crianças. Alivia cólicas e infecções.

Inscreva-se aqui e ganhe um cupom de 1a compra

Inscreva-se aqui e ganhe um cupom de 1a compra

O Que É Óleo Essencial de Lavanda

 

O Óleo Essencial de Lavanda é um óleo obtido da destilação da ponta das flores de algumas espécies de lavanda. Ele é muito utilizado na Aromaterapia e é um dos seus óleos essenciais mais versáteis. Possui diversas formas de utilização e seu uso está multo ligado a calma, tratamento de estresse, ansiedade, entre outros.


Propriedades do Óleo Essencial de Lavanda

 

É antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, mucolítico, bactericida, sedativo, desintoxicante, repelente, fungicida, tonificante e relaxante.
- Equilibra e regula o plano físico, mental e emocional.
- É ótimo para tratar problemas com a pele, acne, secreção excessiva de sebo, eczema, furúnculos, dermatite, ferimentos e queimaduras (inclusive solares) e ainda promove uma rápida recuperação, sem formação de cicatriz.
- É poderosa no tratamento de sinusite, resfriado, tosse, gripe, dores de cabeça, dores musculares, reumáticas e ciáticas.
- Elimina a dor de picada de insetos e feridas e ajuda a deter possíveis irritações.
- Tem ótimos resultados em casos de pulga, sarna, piolho e pé de atleta (infeção por fungo).
- Um dos únicos óleos adequados para crianças, excelente para contratempos como cólica infantil, dentição e infecções.
- Durante o parto pode ser utilizado para intensificar as contrações e reduzir a dor. Pode ser utilizado também para cólicas menstruais e períodos inconstantes.
-No plano emocional, age como antidepressiva, relaxante, sedativa e calmante, auxilia casos de insônia, variação de humor, tensão nervosa, pânico, ansiedade nervosa e depressão.

 Óleo Essencial de Lavanda

Modo de Uso do Óleo Essencial de Lavanda

 

Use o óleo essencial de lavanda sempre diluído seja em óleos vegetais, extratos oleosos, banhos, massagens, compressas, inalações, escalda-pés, aromatizadores de ambiente, difusores elétricos ou aromatizador pessoal.

 

Quer saber mais sobre aromaterapia? Clique aqui e confira nosso guia completo.

 

Óleo Essencial de Lavanda: Tipos

 

Há mais de 400 tipos e espécies de lavanda no mundo. Cada uma com seu cheiro e qualidade particulares.

 

Óleo Essencial de Lavanda Francesa (Angustifólia)

 

A mais difundida na Aromaterapia é a Lavanda fina (francesa, lavandula angustifólia, officialis ou vera). A sua ampla utilização se deve à sua alta qualidade e atividade terapêutica. Ela costuma nascer espontaneamente ou ser cultivada em áreas com altitude superior a 1000m nos alpes de Alta Provence, Vaucluse e Drôme, na França.

Outras Variedades

 

Dentre as mais comuns podemos citar também a Lavanda spike (lavandula latifólia). Ela possui dois quimiotipos. Um espanhol rico em canfora e outro de origem americana ou francesa rico em linalol.

A Lavanda dentata é um óleo essencial de cultivo comum no Brasil. É um óleo rico em cineol, canfora e fenchona.

Os óleos essenciais de Lavanda maillete, matherone (França) e buena vista (Estados Unidos) são lavandas clonadas e feitas para se desenvolverem em baixas temperaturas. São clonadas a partir da Lavanda fina segundo critérios de qualidade e cultivo.

Há também os óleos essenciais de Lavanda 38/40, 40/42, 48/50 e 50/52. A faixa de números corresponde ao teor de esteres no óleo essencial. Algumas variedades de lavanda possuem estes teores padronizados. É o caso da Lavanda Mont Blanc, pradronizada em 40/42.

Os óleos de lavanda podem ainda ser A.O.C. Essa certificação significa Appellation d’Origine Contrôlée e significa que o óleo essencial possui origem controlada. Ela só é concedida a lavanda fina cultivada organicamente acima dos 1000m de altitude, simbolizando assim a sua alta qualidade.

 

Óleo Essencial de Lavanda e Lavandim

 

O Lavandim é, basicamente, um cruzamento entre diferentes espécies de Lavanda. O Lavandim grosso, por exemplo, é o cruzamento entre a Lavanda angustifólia e a latifólia. Temos também o Lavandim abrialis e o super dentre os mais conhecidos.

Óleo Essencial de Lavanda e Alfazema

 

Ao contrário do que muitos pensam, Lavanda e Alfazema são sinônimos. Isso mesmo, quando falamos em óleo essencial de Alfazema, estamos falando também de óleo essencial de Lavanda.

 

Onde Comprar Óleo Essencial de Lavanda

 

Clique aqui e encontre as melhores opções de Óleo Essencial de Lavanda em nosso site.

 

Compartilhar Informação

Comentário

CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS COM PREÇOS EXCLUSIVOS
Seja sempre o primeiro a receber nossas novidades. Cadastre-se, é grátis!