Hidrolato: O Que É


Hidrolato: O Que É

Quer saber o que é o Hidrolato e quais são seus usos e benefícios? Confira aqui. Te contamos tudinho.

O Hidrolato também é conhecido como água floral. Ele possui origem vegetal e, assim como os óleos essenciais, possui propriedades curativas e terapêuticas. Por isso é muito utilizado na Aromaterapia.

Ele é obtido como um subproduto no processo de destilação e extração dos óleos essenciais. Esse processo já tem aproximadamente 5000 anos e foi iniciado na China.

A fragrância do hidrolato é muito parecida com a do óleo essencial, entretanto muito mais suave. Por serem muito menos concentrados, cerca de 1000 vezes, podem ser aplicados direto na pele.

Para que serve o Hidrolato?

Listamos aqui os usos mais comuns dos hidrolatos:

  1. Tratamento facial com Argila

Como o hidrolato pode ser utilizado direto sobre a pele e possui propriedades terapêuticas e curativas, ele potencializa muito bem os resultados das máscaras de argila. Os mais utilizados para esse fim são os hidrolatos de Rosas, Gerânio e Patchouli.

Normalmente a argila seca em torno de 5 minutos. O ideal é aplicar o hidrolato a cada 5 minutos ou quando a argila começar a craquelar.

  1. Água Termal

O Hidrolato pode substituir muito bem a água termal. Eles possuem propriedades anti-oleosidade e seu preço é consideravelmente inferior. Os mais indicados nesse caso são os de Lemongrass e Alecrim.

  1. Desinfetar Feridas

Alguns Hidrolatos como o de lavanda, tea tree, hortelã pimenta e gerânio podem ser usados para matar germes e promover a cicatrização da pele ferida.

  1. Efeitos Terapêuticos em Animais

Ao contrário de muitos óleos essenciais, os hidrolatos podem ser usados em animais. Muito porque possuem concentração menor e os animais domésticos via de regra possuem olfato melhor que o nosso. Os mais usados são lavanda para acalmar e tea tree para repelir pulgas e tratar a pele.

  1. Spray para os Pés

Alguns Hidrolatos podem ser usados para controlar o odor, por sua atividade bactericida.

Além disso eles ajudam a refrescar.

É o caso dos hidrolatos de lavanda, tea tree e hortelã.

  1. Spray de Roupas, Travesseiro e Lençóis

Alguns hidrolatos combatem odores desagradáveis como mofo, fumo, ácaros, etc. Além disso, possuem um ótimo cheiro. São os casos dos hidrolatos de lavanda e capim limão.

Onde Comprar Hidrolatos

Confira esses e muitos mais produtos incríveis na Belas Cosméticos.

Compartilhar Informação

Comentário

CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS COM PREÇOS EXCLUSIVOS
Seja sempre o primeiro a receber nossas novidades. Cadastre-se, é grátis!