Guia Completo de Óleos Essenciais e Aromaterapia


Guia Completo de Óleos Essenciais e Aromaterapia

O Uso de óleos essenciais pela aromaterapia vem ganhando grande notoriedade por seus enormes benefícios. Se você quer começar, mas não sabe por onde, nós vamos te ajudar com esse guia completo.

Aromaterapia é a ciência da utilização terapêutica de óleos essenciais, extraídos das folhas, talos e flores das plantas. Os OEs (sigla de óleos essenciais) possuem inúmeras propriedades e benefícios. Saber qual sintoma você quer tratar, qual óleo indicado e como usá-lo é a questão chave.

 

Clique e vá direto ao ponto

Por Que Usar Óleo Essencial

O Que É Óleo Essencial

Óleo Essencial vs Óleo Vegetal

Por Que Diluir Óleo Essencial

Como Diluir Óleos Essenciais

Como Usar Óleo Essencial

Óleo Essencial com Certificado de Pureza

Óleos Essenciais vs Essências

Porque Não Ingerir Óleo Essencial

Óleo Essencial ou Floral

Classificação de Cheiros de Óleos Essenciais

Os Óleos Essenciais Mais Usados

Óleos Essenciais e Os Problemas Mais Comuns Tratados

Onde Comprar Óleos Essenciais

 

Por Que Usar Óleo Essencial

Os sintomas para os quais os óleos essenciais são usados não são apenas físicos, mas também emocionais. Eles são muito utilizados terapeuticamente por seus benefícios para nosso bem-estar, imunidade e até a aparência da pele. Entretanto, a aromaterapia não é algo simples. Muito conhecimento é necessário e por isso estamos fazendo esse guia.

 

 

E receba um cupom de desconto em sua 1ª compra

 

O Que É Óleo Essencial

Óleos essenciais são substâncias extraídas naturalmente e altamente concentradas, com diversos princípios ativos que variam segundo sua composição. Cada um possui aroma, cor e densidade que provem da planta do qual foi extraído. Uma grande quantidade de plantas é necessária para a extração de uma quantidade pequena de óleo essencial. Por exemplo, precisamos de 350kg de flores de lavanda para gerar 1 litro de óleo essencial da mesma flor.

Uma grande pergunta que surge é: Por que determinado óleo essencial é caro? Temos que ter em mente nesse caso tanto a quantidade de plantas necessárias e a dificuldade de extração.

 

Óleo Essencial vs Óleo Vegetal

Os óleos essenciais e óleos vegetais são extraídos de diferentes partes das plantas. Os óleos essenciais são extraídos geralmente de raízes, caule, folhas e flores, enquanto os vegetais são extraídos de sementes e frutos.

Os óleos essenciais são mais leves e voláteis, por isso seu cheiro se difunde facilmente. Esses óleos não devem ser ingeridos. São exemplos de óleos essenciais: lavanda, alecrim, hortelã, laranja doce, bergamota e eucalipto.

Já os óleos vegetais são mais viscosos e grossos. Seu aroma não se difunde facilmente e podem ser ingeridos, tendo grande uso na culinária. São exemplos de óleos vegetais: amêndoa doce, semente de uva, maracujá e abacate.

Os óleos vegetais são considerados óleos carregadores dos óleos essenciais. Isso porque os óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente na pele, pois são muito concentrados e podem causar reações alérgicas. Dessa forma, deve-se diluir o óleo essencial no óleo vegetal para possibilitar a aplicação.

       

Por Que Diluir Óleo Essencial

Como os óleos essenciais são altamente concentrados, eles não devem ser aplicados diretamente sobre a pele. Eles precisam ser diluídos em veículos carregadores como óleos vegetais.

Há diversos tipos de óleos vegetais e eles também possuem diversas propriedades. Veja abaixo um exemplo de como diluir óleos essenciais.

 

Como Diluir Óleos Essenciais

Os óleos essenciais devem ser diluídos para sua utilização na pele. Eles podem ser diluídos em gel, creme ou óleo vegetal. É importante fazer a diluição em uma quantidade efetiva e ao mesmo tempo segura.

Acompanhe a tabela abaixo que vale para todos os óleos essenciais.

 

 

 

 

Como Usar Óleo Essencial

 

Há diversas formas de usar óleos essenciais. Separamos as mais simples para você começar a desfrutar dos benefícios da aromaterapia:

 

 

 

  • Colar aromático: colar aromático consiste de um colar em que o pingente possui um pequeno buraco. Nessa cavidade deve ser incluído um algodão com o óleo essencial. Pingue 2 gotas do óleo essencial da sua escolha em um algodão e o insira no buraco do pingente do colar. Assim você carrega consigo os benefícios da aromaterapia por onde andar. Confira aqui os nossos lindos modelos!

  • Escalda-pés: basta pingar 15 gotas em uma colher de qualquer óleo essencial e adicionar a um balde com água quente. Mergulhe os pés e aproveite.

 

  • Massagem corporal: misture 60 gotas de óleo essencial em 120 ml de óleo vegetal. Basta utilizá-lo assim para receber ou proporcionar uma boa massagem.

 

  • Máscara facial: pingue 1 gotinha de óleo essencial em 2 colheres de sopa de argila. Não esqueça de hidratar a máscara conforme ela vai secando. Borrifadores de água junto a óleos vegetais são ótimos para isso.

 

 

  • Aromastick: os Aromasticks são blends de óleos essenciais em um potinho adequado para seu uso. Super Inovador! Basta escolher o seu e inalar profundamente!

 

 

Óleo Essencial com Certificado de Pureza

Uma grande preocupação com os óleos essenciais é a sua pureza. Para isso existem análises cromatográficas que atestam se são puros, através da separação dos compostos químicos e a comparação das substâncias com uma tabela de referência.

Como cada substância identificada possui uma função terapêutica, o teste de pureza é utilizado também para identificar quais os usos possíveis de cada óleo essencial.

Veja o exemplo da cromatografia do óleo essencial de laranja doce:

 

Óleos Essenciais vs Essências

 

Os óleos essenciais são extraídos de plantas e, portanto, são naturais. Já as essências são sintéticas. Em decorrência disso as essências não possuem efeitos terapêuticos.

Fique de olho em seus cosméticos! Se eles possuem óleos essenciais e não essências, isso quer dizer que suas propriedades são melhores para sua saúde e bem estar.

 

Porque Não Ingerir Óleo Essencial

 

A inalação dos óleos essenciais pode ser muito mais efetiva que a ingestão, desde que corretamente indicada. Isso porque a substância chegará mais rápido ao cérebro dessa forma.

A grande maioria dos aromaterapeutas e profissionais da saúde em geral não indica a ingestão ou a indicam somente em último caso. É importante verificar se a pessoa que está indicando possui um conhecimento profundo da área, ou está visando apenas o lucro.

 

Óleo Essencial ou Floral

 

Os óleos essenciais e os florais diferem tanto no método de produção, quanto no modo de utilização. Enquanto para a produção dos óleos essenciais são utilizadas inúmeras plantas, formando um produto extremamente concentrado, os florais advém de uma mistura diluída de um extrato de plantas com água e conservantes naturais.

O óleo essencial possui uso tópico (na pele) e por inalação, enquanto os florais são tomados por ingestão.

 

Classificação de Cheiros de Óleos Essenciais

 

Muitas pessoas possuem mais afinidade por determinado tipo de cheiros. Pensando nisso, classificamos os óleos essenciais quanto ao seu aroma. Essa tabela é pensada para ajudar na escolha do óleo essencial para uso, já que existe mais de um tipo de óleo para cada efeito terapêutico desejado.

Aroma

Óleos Essenciais

Herbal

Alecrim, Cipreste, Eucalipto, HortelãJunípero, Manjericão, Menta, Orégano,

Patchouli, Petitgrain

Doce

Anis, Camomila, Funcho (erva doce), Gerânio, Immortelle, Laranja doce, Lavanda, Lavandin, Manjerona, May Chang, Palmarosa, Rosa, Sálvia, Sândalo, Verbena, Wintergreen

Cítrico

Bergamota, Grapefruit, Laranja amarga, Capim Limão Lemongrass, Limão Siciliano, Limão Tahiti, Mandarina, Tangerina

Picante

Cardamomo, Cravo, Gengibre, Pimenta

Terroso

Canela, Cedro, Citronela, Coentro, Copaíba, Ho wood, Mirra, Olíbano, Pinho, Turmérico, Vetiver

 

*Os aromas podem variar quanto a percepção pessoal e até quanto ao cultivo ou variedade. Essa tabela é apenas uma referência.

 

Os Óleos Essenciais Mais Usados

 

Os óleos essenciais são muitos e principalmente para quem está começando, a quantidade de informação disponível é alta. Separamos então os óleos essenciais mais usados. Eles possuem efeitos terapêuticos altamente abrangentes e rotineiros.

 

Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda ajuda a equilibrar o físico, o mental e o emocional combatendo o estresse, a depressão e a insônia. É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil.  Excelente cicatrizador e regenerador de tecidos. Muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É um dos únicos óleos adequados para crianças. Alivia cólicas e infecções.

 

 

Óleo Essencial de Alecrim

óleo essencial de alecrim é considerado o óleo da memória e do aprendizado, pois aumenta o foco e a concentração. É um poderoso estimulante do organismo. Age no sistema nervoso central combatendo a dor de cabeça e a fadiga mental. No sistema circulatório fortalece o coração e diminui o nível de colesterol no sangue. Exerce efeitos analgésicos sendo eficiente no relaxamento muscular.

 

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta (Menta Piperita)

O óleo essencial de hortelã pimenta é analgésico e relaxante. Alivia a febre, dor de cabeça, náuseas, enxaquecas, cólicas e azia. É um excelente depurativo e tônico digestivo. Útil contra espasmos, flatulência, diarreia e outros problemas. Suas propriedades refrescantes estimulam o cérebro, clareiam o pensamento e aliviam a fadiga mental e física.

 

 

 

 

Se inscreva aqui e receba o nosso top 10 de óleos essenciais

 

Óleos Essenciais e Os Problemas Mais Comuns Tratados

Os óleos essenciais podem tratar diversos problemas no plano emocional e físico. Listamos os problemas que são mais comumente tratados. Confira abaixo.

 

Óleos Essenciais Para Ansiedade

Óleo Essencial de Lavanda

óleo essencial de lavanda é muito reconhecido por suas propriedades relaxantes. Pesquisas apontam que ele pode aliviar sintomas relacionados a ansiedade, depressão e enxaquecas.

 

Óleo Essencial de Vetiver

óleo essencial de vetiver é muito conhecido por suas propriedades antioxidantes. Algumas evidências mostram que ele ajuda em tratamentos de ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade para adultos e crianças.

 

Óleo Essencial de Bergamota

Estudos indicam que o óleo essencial de bergamota melhora o humor, reduz a fadiga e diminui o estresse. Além disso, possui propriedades calmantes e reduz a ansiedade.

 

Óleo Essencial de Ylang Ylang

óleo essencial de ylang ylang, além de possuir propriedades calmantes e bactericidas, melhora a saúde emocional, promove relaxamento e combate o estresse.

 

Óleo Essencial de Olíbano

óleo essencial de olíbano ajuda no combate ao estresse, estimulando as regiões límbicas do cérebro. Ele reduz a ansiedade e depressão.

 

Óleos Essenciais Para Dores de Cabeça e Enxaqueca

Os óleos essenciais que aliviam a dor de cabeça e a enxaqueca são uma das formas naturais de conseguir aliviar o sintoma sem medicamentos

A enxaqueca e a dor de cabeça são problemas recorrentes no cotidiano. Isso porque a correria da rotina contribui para o aumento de crises de estresse e ansiedade. Apesar de muitas pessoas recorrerem aos fármacos para tratar o incômodo, a ingestão de analgésicos constantemente sem receita e indicação médica pode causar alguns efeitos colaterais à saúde.

 

Óleo Essencial de Hortelã

 O óleo essencial de hortelã pimenta tem ações que evitam as contrações musculares. Sua aplicação na região da testa tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea.

 

Óleo Essencial de Alecrim

óleo essencial de alecrim possui poderosos efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, que auxiliam no alívio de dores de cabeça e inflamações. Seu aroma calmante atua combatendo o estresse e ansiedade.

 

Óleo Essencial de Eucalipto

óleo essencial de eucalipto possui aroma fresco e revitalizante, com uma deliciosa sensação de refrescância. Além disso, também ajuda a aliviar e prevenir problemas como rinite e sinusite, que podem gerar dores de cabeça.

 

 

Óleos Essenciais Para Dormir e Para Insônia

 

Óleo Essencial de Lavanda

óleo essencial de lavanda já e usado há muito tempo para estimular o sono. Além da difusão podem ser pingadas 2 gotas em seu travesseiro por exemplo.

 

Óleo Essencial de Camomila

óleo essencial de camomila é muito usado no tratamento de ansiedade e insônia. Use- o sempre diluído seja em óleos vegetais, extratos oleosos, banhos, massagens, compressas, inalações, escalda-pés, aromatizadores de ambiente, difusores elétricos ou aromatizador pessoal.

 

Óleo Essencial de May Chang

óleo essencial de may chang é muito usado no tratamento de ansiedade e insônia. Pode ser usado tanto no difusor quanto em massagens.

 

Óleo Essencial de Bergamota

óleo essencial de bergamota é muito utilizado para tratar insônia, depressão, apatia, ansiedade, entre outros. Possui aroma cítrico e fresco.

 

Confira aqui nossos posts sobre óleos essenciais para acne, animo e alegria, afrodisíacocabelo, celulite, cólica, dor muscular, emagrecer, estudar, estresse, imunidaderinite e sinusite, rugas profundas e finas.

 

Onde Comprar Óleos Essenciais

A Belas Cosméticos possui uma linha completa de Aromaterapia e envia a todo Brasil. Clique aqui e confira óleos essenciais, óleos vegetais, difusores e aromatizadores, entre outros.

 
 

Compartilhar Informação

Comentário

CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS COM PREÇOS EXCLUSIVOS
Seja sempre o primeiro a receber nossas novidades. Cadastre-se, é grátis!